A Sinop Energia (Companhia Energética Sinop S/A) tem como objeto social único e exclusivo a construção, implantação, operação, manutenção e comercialização da energia gerada pela Usina Hidrelétrica Sinop (UHE Sinop ou Usina ou Empreendimento), sendo-lhe vedada participar do capital de qualquer outra sociedade. Portanto, a Companhia não possui sociedades controladas.

Mapa 1

Clique na imagem para ampliar

Mapa 2

Clique na imagem para ampliar

Distante 70 quilômetros (km) da cidade de Sinop com acesso pela BR-163 e estradas vicinais, a UHE Sinop é uma usina hidrelétrica que está sendo construída no rio Teles Pires, sendo a barragem situada nos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrangerá os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso.

O projeto de construção foi desenvolvido considerando o estudo de viabilidade da Usina, de maneira que seus possíveis impactos serão minimizados por uma série de programas socioambientais, constantes no Projeto Básico Ambiental (PBA).

Com investimentos de cerca de R$ 3,0 bilhões, este projeto caracteriza-se pela disposição de uma Casa de Força com duas turbinas/geradores com potência instalada de 408 megawatts (MW). O reservatório a ser formado terá área de inundação de 342 quilômetros quadrados (km²).

A geração de energia elétrica pela UHE Sinop atenderá o consumo de 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população do Estado do Mato Grosso. A construção da Usina representa importante contribuição para atender o crescente consumo de energia elétrica no Brasil. Por ser uma usina hidrelétrica, o projeto se enquadra no segmento de geração de energia de fontes renováveis (eólicas, hidrelétricas, térmicas a biomassa e solar).

Sua atuação é regida pela legislação brasileira e a Sinop Energia, bem como os respectivos acionistas, observa as normas estabelecidas para empresas do setor elétrico. O contrato de concessão foi firmado pela União por meio do órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A concessão da Sinop Energia para operação da usina por 35 anos e para a implantação do Empreendimento foi estabelecida a partir do Leilão nº 006/2013, da Aneel, realizado em 29 de agosto de 2013.

O Empreendimento conta com a longa e consolidada experiência de seus três acionistas, referências nacionais e internacionais no segmento de geração de energia: (a) Usina Termelétrica Norte Fluminense S/A (EDF NF) - membro do Grupo EDF (Electricité de France); (b) Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte); e (c) Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

EDF NORTE FLUMINENSE
ELETRONORTE HORIZONTAL
CHESF OK
imgCapctha